A história insana por trás da longa espera por Hollow Knight: Silksong

O tempo faz de todos nós idiotas

Infelizmente, virou normal esperar anos por uma continuação dos nossos jogos favoritos. Embora as realidades do desenvolvimento de jogos modernos signifiquem que os estúdios estão trabalhando mais duro do que nunca para atingir padrões cada vez mais altos, isso não impediu que projetos como Grand Theft Auto 6, da Rockstar, Half-Life 3, da Valve, e especialmente Silksong, da Team Cherry, se tornassem os rostos involuntários dos prazos cada vez mais longos da indústria. Este último é surpreendente porque, quando foi anunciado pela primeira vez, não parecia que a sequência de Hollow Knight estivesse tão distante assim.

Meses se transformaram em anos e, até muito recentemente, parecia que não estávamos mais perto de Silksong do que em 2019, quando jogamos uma demo prática da sequência mística. Nos anos seguintes, Silksong alcançou o status de meme, onde os fãs usam maquiagem de palhaço e perucas depois que cada novo Nintendo Direct ou Xbox Developer Showcase não os aproxima da sequência prometida. Como chegamos até aqui? E quão mais perto estamos do lendário lançamento do Silksong?

Silksong era originalmente para ser um DLC

O estúdio australiano Team Cherry lançou Hollow Knight no Kickstarter em 2014, na esperança de garantir financiamento suficiente para transformar seu protótipo de game jam 2D de fusão Soulslike + Metroidvania em um jogo completo. Após atingir a meta inicial de financiamento, a Team Cherry revelou metas adicionais que prometiam novas missões, chefes e, eventualmente, um segundo personagem jogável chamada Hornet. Essas metas de financiamento foram cumpridas, e assim começou o desenvolvimento da expansão de Hollow Knight.

Como prometido, o lançamento de Hollow Knight em 2017 foi seguido por uma série de DLCs. The Hidden Dreams, The Grimm Troupe e Gods and Glory adicionaram novas lutas contra chefes, missões, mecânicas de viagem rápida e muito mais ao jogo base. Mas e quanto ao segundo personagem jogável? Onde estava Hornet?

Então, em 14 de fevereiro de 2019, Hollow Knight: Silksong foi oficialmente anunciado. Em uma publicação no blog e no diário do desenvolvedor, a equipe da Team Cherry explicou como os planos para Hornet evoluíram rapidamente. Inicialmente, os desenvolvedores debateram se a adicionariam como uma segunda protagonista para a qual os jogadores poderiam alternar durante a campanha principal ou se a tornariam a estrela de um capítulo independente. Eventualmente, as ideias para Hornet cresceram tanto que a Equipe Cherry decidiu transformar o DLC em uma sequência completa.

O plano agora era contar uma nova história focada em Hornet em um reino inteiramente novo. Ela teria um estilo de jogo muito diferente – muito mais ágil e acrobático do que The Knight, que é mais lento e pesado em comparação. Ela precisaria de toda a velocidade e destreza para enfrentar os mais de 150 novos inimigos e chefes de Silksong.

Os fãs de Hollow Knight comemoraram, e a Equipe Cherry capitalizou rapidamente a empolgação por Silksong…

Nós até jogamos

Embora a Team Cherry nunca tenha anunciado uma data de lançamento, nenhum de nós esperava que a revelação de Silksong fosse o início de uma espera de mais de seis anos para a sequência. No mesmo ano do anúncio, a Team Cherry estava totalmente empenhada em promover Silksong, revelando um elenco de personagens NPC em uma postagem de aniversário no blog em março de 2019, antes de apresentar uma demo jogável na E3 2019.

Nós do IGN não apenas vimos a demo pessoalmente na E3 daquele ano, como também o nosso próprio Tom Marks a jogou. Em sua prévia, ele escreveu: “Hollow Knight é um dos meus jogos favoritos de todos os tempos, mas acho que Silksong tem potencial para ser ainda melhor.”

A demo tinha cerca de 20 minutos de duração e se passava em uma área nova e incendiária, repleta de vários inimigos novos e duas lutas contra chefes. Conversei com Marks para esta matéria e perguntei se, na época, a demo de Silksong parecia um jogo que ficaria pronto em alguns anos ou se parecia longe de estar finalizada.

“Não parecia que faltavam seis anos”, conta Marks. “Dava para perceber que não era a versão final, mas, pelo corte vertical que joguei, parecia bem polida.”

Esta demo seria posteriormente levada para a PAX Austrália 2019 e compartilhada com os participantes de lá também. Geralmente, quando um jogo aparece com uma versão jogável em vários eventos, as coisas estão se aproximando da linha de chegada, e por isso não tínhamos a mínima ideia da realidade que nos aguardava.

À medida que a campanha publicitária avançava em 2020, Matthew “Leth” Griffin, chefe de marketing e publicação da Team Cherry, começou a revelar novos PNJs no servidor oficial do Discord de Hollow Knight como recompensa para os fãs que resolvessem uma variedade de enigmas. E naquele dezembro, houve uma matéria de capa completa na edição nº 354 da Edge Magazine com novos detalhes, capturas de tela e uma entrevista esclarecedora com os codiretores da Team Cherry, Ari Gibson e William Pellen, que discutiu níveis mais profundos e complexos e ofereceu um vislumbre da misteriosa história de Hornet.

Silksong se esconde

O frenesi de notícias sobre Silksong logo após o anúncio da sequência logo daria lugar a um longo inverno. A Team Cherry ficou em silêncio nas rádios durante todo o ano de 2021, e os fãs passaram o ano aguardando qualquer sinal de uma data de lançamento. Uma janela de lançamento para 2020-2021 foi antecipada, graças a alguns erros acidentais de mensagens que fizeram os rumores girarem.

Em setembro de 2019, por exemplo, a página oficial de Silksong no Steam foi repentinamente atualizada com a data de lançamento para 12 de junho de 2020. Mais tarde, a Team Cherry confirmaria que era apenas uma data provisória acidental. Apenas alguns meses depois, em 20 de agosto, o logotipo de Silksong apareceu em um tweet oficial da Nintendo UK que dizia: “Dê uma olhada em alguns jogos que serão lançados no Nintendo Switch este ano e nos anos seguintes”. Não ficou imediatamente claro se Silksong pertencia firmemente à categoria “além” – ainda não sabíamos que esperar por isso tão cedo era loucura.

Haverá Silksong no novo Nintendo Partner Direct?”, ousam os fãs perguntar. “De jeito nenhum, seu palhaço”, responde o universo.

————————————————————————————————————————————————————–

“Tudo o que for mostrado hoje poderá ser reproduzido nos próximos 12 meses”

Só depois de quase dois anos é que veríamos Silksong novamente. Em 12 de junho de 2022, o Xbox exibiu seu Games Showcase anual de verão, que estreou, entre outras coisas, um novo trailer de um minuto para Silksong. Mas, embora tenha revelado nova jogabilidade, áreas e chefes, o trailer não incluiu uma data de lançamento. No entanto, anunciou que Silksong estará jogável no primeiro dia no Xbox Game Pass.

Isso poderia ter sido suficiente para os fãs, não fosse por uma mensagem de acompanhamento infeliz do Xbox.

Após o showcase, a conta oficial do Xbox no Twitter postou: “Tudo o que você está vendo hoje poderá ser jogado nos próximos 12 meses”. Considerando que Silksong era um dos jogos presentes no showcase, isso foi corretamente considerado uma janela de lançamento para o jogo.

“Então você está me dizendo que Silksong será lançado nos próximos 12 meses?”, perguntou um usuário no Twitter. “Foi exatamente o que dissemos”, respondeu o Xbox.

Silksong se torna meme

Nos anos desde o primeiro anúncio de Silksong, muita coisa mudou na indústria de jogos. A pandemia de COVID-19 fez com que eventos presenciais fossem temporariamente suspensos, com alguns eventos como a E3 aparentemente encerrados para sempre. No lugar desses eventos tradicionais, vários showcases digitais de nomes como Geoff Keighley, Xbox, PlayStation e até mesmo eu aqui do IGN, além de inúmeros outros, foram criados para preencher o vazio da E3.

Isso significava que agora havia dezenas de novos showcases em potencial onde a Equipe Cherry poderia compartilhar mais informações sobre Silksong. Cada novo showcase de jogos indie, Nintendo Direct ou qualquer outro evento tinha o potencial de revelar um novo trailer de Silksong, de preferência com data de lançamento. E a cada novo showcase que não cumpria o prometido, os fãs começaram a tratar a ausência de Silksong como uma piada recorrente.

Qualquer um que acompanhe a indústria de jogos nas redes sociais provavelmente reconhecerá o meme mais popular do Silksong: sempre que uma empresa publica sobre uma próxima apresentação de jogo, haverá pelo menos uma imagem do Cavaleiro de Hollow Knight ou do Hornet de Silksong com uma peruca de palhaço e maquiagem, indicando que o autor da postagem está pronto para se sentir um palhaço quando Silksong inevitavelmente não aparecer.

Fanarts do Cavaleiro ou da Vespa em trajes de palhaço agora são onipresentes. Elas simbolizam a loucura de querer saber mais sobre Silksong. A peruca com as cores do arco-íris e o nariz de palhaço se tornaram o uniforme não oficial dos fãs de Silksong após anos de sofrimento. “Haverá Silksong no novo Nintendo Partner Direct?”, ousam os fãs perguntar. “De jeito nenhum, seu palhaço”, responde o universo.

E só para provar que o universo também está na brincadeira, a primeira vez que Silksong recebeu um anúncio oficial na loja do Xbox foi em 1º de abril de 2024. Dia da Mentira.

A luz no fim do tunel

A Team Cherry confirmou diversas vezes ao longo de 2024 que Silksong não participaria de nenhum dos maiores eventos daquele ano. A empresa não esteve presente em nenhum dos Summer Showcases da E3 de 2024, e Geoff Keighley confirmou que Silksong não participaria do Opening Night Live na Gamescom 2024. A Team Cherry também pulou dois Nintendo Directs consecutivos naquele ano, tanto o Indie Direct de agosto de 2024 quanto o Third-Party Partner Direct.

No entanto, 2025 foi uma história diferente. O ano começou com um fã postando no subreddit oficial de Hollow Knight que encontrou o codiretor de Silksong, Ari Gibson. De acordo com o fã, Gibson brincou sobre ainda não haver uma sequência, mas que haveria mais para compartilhar “em breve”.

Isso não foi blefe. Em 19 de março de 2025, o Xbox publicou um novo blog ID@Xbox destacando seus compromissos contínuos com o lançamento de ótimos jogos indie, incluindo Silksong. E algumas semanas depois, durante o Nintendo Direct de 2 de abril, Silksong reapareceu no vídeo promocional do evento com uma janela de lançamento para 2025.

SilkSong fez outra aparição durante o anúncio do próximo portátil ROG Ally X, onde o jogo foi visto brevemente rodando no dispositivo da marca Xbox. Matthew Griffin, da Team Cherry, confirmou posteriormente no servidor oficial do Discord de Hollow Knight que o lançamento de Silksong não está vinculado a nenhum console específico e que a sequência ainda está programada para ser lançada “antes do feriado [de 2025]”. E agora sabemos que Silksong estará jogável no estande do Xbox na Gamescom. Esta será a primeira demo jogável do jogo desde 2019.

Embora Silksong não tenha aparecido no mais recente Nintendo Partner Direct — vejam os memes de palhaço —, parece que finalmente teremos a elusiva Silksong, seis longos e dolorosos anos após o anúncio de que a personagem do DLC, Hornet, estrelará seu próprio jogo. Talvez possamos começar a remover a maquiagem de palhaço de nossos rostos de uma vez por todas.


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *